28/05/2012

Status: NAMORANDO...



Cada vez mais o Dia dos namorados está aderido aos hábitos brasileiros.

Dia 12 de junho, véspera do Santo Casamenteiro (Sto. Antônio) é o dia em que apaixonados afirmam e confirmam esse sentimento.

Mas o mais engraçado é que a data comemorativa surgiu no Brasil para aquecer o comércio, já que junho era considerado um mês fraco.

Obviamente você já deve ter ouvido sua avó comentar que essas datas são novidades. E são! O Dia dos Namorados no Brasil não possui nenhum tipo de registro anteriormente ao ano de 1949.

O fato é que você pode comemorar sua paixão no dia 12 de junho e já no dia seguinte subir as escadarias do convento de Santo Antônio e implorar pela união desse relacionamento.

Sou devoto fervoroso do tal Santo, apesar de nunca ter pedido por um casamento, “Toinho” nunca me faltou.

Religião de lado, vamos ao pagão. Namorar é bom! Muito bom!

Quem nunca sentiu inveja do casal apaixonado ao lado, que jogue a primeira pedra. Uma amiga minha me ensinou a seguinte frase: “Odeio casal feliz!”, na qual eu uso e abuso, mas de forma irônica e por brincadeira apenas. Casal feliz é o que 90% da população procura e provavelmente só os 10% restante realmente acha.

O mais curioso de tudo é que a invenção do Dia dos namorados tem origem longe e bem diferente que no Brasil. A data é uma homenagem ao Padre Valentim que realizava casamentos secretos de soldados romanos apaixonados que eram proibidos de se unir para não perderem a vitalidade e força nas guerras. Lenda ou não, tornou-se a data mais aguardada em alguns lugares como nos EUA e é comemorada no dia 14 de fevereiro (dia do Santo Valentim).

Lá é um exemplo de onde não se passar quando você está só. As cidades ficam infestadas de casais felizes que esfregam paixões arrebatadoras na sua cara. Tirando a decoração que toma conta e o clima de festa, o comércio é o que se da melhor.

Mas você não precisa estar namorando para dar presentes. É comum se distribuir presentes para os amigos mais próximos.

Não adianta, você não escapa de gastar dinheiro. Ou é com lembrança ou enchendo a cara num bar com sua amiga (o) encalhada (o) que sempre te convida para essa roubada com a pretensão de que os outros vão se importar de você não estar só.

Você paga o mico, entuba a conta e ainda queima o filme com a pessoa interessante ao lado que está fazendo o mesmo pela sua amizade também encalhada.

Enfim, descobri que o melhor de tudo é às vésperas de começar JUNHO você mudar seu status do facebook para NAMORANDO e seja feliz no seu “Fantástico Mundo de Bob”! Se você não acredita, quem vai acreditar?

Mas se quiser comprar um presentinho, nós do comércio agradecemos!

Marcelo Barroca

Nenhum comentário:

Postar um comentário