03/05/2012

A EFICIÊNCIA DOS SABONETES BACTERICIDAS

Eles garantem acabar com germes e bactérias e eliminar a sujeira que se acumula nos poros, deixando a pele com uma agradável sensação de frescor. Com essas qualidades os sabonetes bactericidas estão conquistando cada vez mais consumidores, que pagam por eles um pouco mais do que por sabonetes comuns. A Proteste resolveu verificar se esses sabonetes são tão eficientes como dizem.

Vocês conhecem a PROTESTE? Não? Deveriam! Ela é uma entidade civil sem fins lucrativos, apartidária, independente de governos e de empresas, e tem como objetivo A DEFESA DO CONSUMIDOR NO BRASIL.

A PROTESTE testou em laboratório 10 sabonetes bactericidas nas versões líquida e sólida verificando se houve redução e eliminação de 4 bactérias após a aplicação dos produtos em diferentes concentrações e os resultados foram surpreendentes.

Para você ter uma ideia, o Protex, sabonete líder no Brasil, não eliminou nenhuma bactéria. O Lifebuoy, que figura entre os 5 mais vendidos, teve bons resultados para sua versão em barra, mas foi o último colocado do teste em sua versão líquida.

O teste foi feito com uma solução padrão composta de sujeira “criada em laboratório” e 4 bactérias específicas: E. coli (presente no intestino grosso e nas fezes humanas); P. aeruginosa (uma das causadoras da infecção hospitalar); S. marcescens (ataca o sistema urinário e respiratório) e S. aureus (causa infecção na pele e pneumonia).

A solução foi colocada em diferentes placas e, em cada uma delas, foi aplicada uma quantidade de sabonete. Foram bem avaliados aqueles que conseguiram eliminar, em período de 5 minutos, a 20°C, a maior quantidade de bactérias.

Veja os resultados:
PRODUTOS
E. coli
P. aeruginosa
S. marcescenes
S. aureus
DETTOL Barra
ü      
ü      

ü      
DETTOL Líquido
ü      


ü      
FRANCIS
ü      
ü      


GRANADO
ü      
ü      


LIFEBUOY Barra
ü      
ü      
ü      

LIFEBUOY líquido




PROTEX Barra




PROTEX líquido




RACCO
ü      



YPÊ Action
ü      
ü      

ü      




Como vimos os 3 sabonetes mais bem avaliados são em barra. A constatação mais surpreendente foi quanto ao Protex que é líder nesse segmento e garante acabar com 99,9% das bactérias presentes na pele. Porém, não eliminou, nem sequer reduziu qualquer micro-organismo usado no teste.

A Proteste indica como escolha certa o Dettol Barra e o Ypê Action, mas fique ligado: especialistas recomendam que os sabonetes bactericidas sejam usados com frequência apenas nas mãos. Depois eu posto a entrevista completa com as orientações da dermatologista.

Adriana Barroca

Nenhum comentário:

Postar um comentário