28/04/2012

A Ascensão e Queda de Um Cabelo


Era uma vez um jovem rapaz chamado Cabelo, ele gostava de andar acompanhado, detestava a solidão, e por isso mesmo, onde quer que fosse ia com a galera. Nunca estava sozinho, e quando um dos companheiros se afastava ele nem notava, já que tinha muitos amigos ao seu redor.

Cabelo e sua rapaziada eram elétricos, tinham uma função muito importante na vida, que era proteger e enfeitar onde quer que estivessem. Entretanto, não gostavam de se misturar com os de outra espécie. Este rapaz, por exemplo, era de uma família numerosa, tinha muitos irmãos e seus pais haviam nascido em um continente europeu, portanto eram todos muito claros e finos.

Um dia Cabelo acordou, tomou seu banho, penteou-se e de repente notou que alguns de seus amigos não estavam por perto. Telefonou para um e para outro e não encontrou ninguém. Ficou preocupado, sentindo-se vazio e isolado, mas ainda assim, como tinha outros amigos por perto, logo esqueceu e tocou a vida pra frente. Mais alguns meses se passaram e aconteceu a mesma coisa. Uma sensação de isolamento e vazio o fez pensar por que estaria perdendo os amigos. O que estaria acontecendo?

Já não dava mais para ignorar. Começou uma investigação séria e descobriu que o problema morava junto com ele. Descobriu que sua casa estava passando por problemas sérios. Ele morava na cabeça de uma mulher. Assim, começou a dar sinais de que algo precisava ser feito e encontrou um método próprio de chamar a atenção.

Começou a desobedecer, ela queria uma coisa e ele fazia outra. Pensou: “mulheres são voluntariosas e fazem o que querem, pois comigo não, vou mostrar direitinho quem manda aqui.” Desta vez ele mesmo providenciou para que os amigos se afastassem, pois ela perceberia que não estava agindo corretamente com ele.

Entretanto, Cabelo não gostava de falar o que estava pensando, achava muito mais inteligente falar por metáforas ou mesmo mandar recados velados através de terceiros, fazia como se fosse um enigma a ser desvendado. Misterioso como só os de sua espécie conseguem ser, providenciou para que a proprietária de sua casa ficasse preocupada com ele e tratou de colocar uma máscara de durão, perdeu o brilho, isto é, escondeu seu brilho pessoal antes admirado por todos, e as pessoas começaram a notar.

Assim, ela que era toda vaidosa de seu amigo e protetor, tratou de procurar um profissional para lhe dizer o que poderia fazer com relação a ele. Não poupou palavras, falou que ele estava perdendo o brilho, se isolando e ainda por cima não queria obedecê-la. Estaria deprimido?

O profissional era dos melhores e tratou de fazer algumas perguntas a fim de investigar qual o motivo de tal comportamento por parte de Cabelo. Resolvemos contar para vocês, pois pode ser que seu protetor e amigo do mesmo nome, pois é, existem vários com o mesmo nome que ele, também esteja querendo lhe mandar um recado e vocês não tenham entendido.

O doutor perguntou o seguinte:

1. lá na casa onde você mora os canos de água são de cobre ou chumbo?

2. qual foi a última vez que você fez exames para verificar se tem anemia?

3. como tem sido sua alimentação?

4. tem verificado a quantidade de proteínas ingeridas?

5. você anda tomando pílulas anticoncepcionais?

6. está na menopausa?

7.você inclui na sua dieta ácidos graxos?

8. costuma se alimentar com calma ou tem por hábito engolir o alimento sem dar muita importância para a mastigação?

9. e a pergunta que não quer calar: você anda estressadinha?

À essa altura, a cabeça dela já estava quente, o que fez com que Cabelo se incomodasse um pouco, descarregando uma eletricidade, que o fez arrepiar-se mais ainda, mostrando que estava sacando toda a conversa. Então, toda nervosinha começou ela mesma a fazer perguntas para o doutor, deixando-o com seu protetor e amigo, é verdade, ele também tem um amigo chamado Cabelo, não falei que existem vários sujeitos com esse mesmo nome, totalmente descabelado.

Ela começou:

“Bem, doutor, eu não sei se os canos de minha casa são de chumbo ou cobre, ora, como eu vou saber?” Ao que ele pacientemente respondeu que nos prédios e casas antigos costumava ser assim, e que seria fácil verificar, bastava saber se houve alguma mudança nos encanamentos. Assim, ela quis saber qual a importância disso. Então o doutor respondeu:

“Sei que pode ter parecido uma pergunta estranha, mas ocorre que é um problema recorrente que a maioria das pessoas não se dá conta. A água que bebemos e mesmo a água do banho pode interferir na nossa saúde, já que se o encanamento for de cobre, por exemplo, aos poucos ela entra na corrente sanguínea do indivíduo e conforme o nível de cobre aumenta, diminui os níveis de zinco no organismo humano, ocasionando a princípio ressecamento e mais tarde pode vir a culminar na queda de cabelo.”

“Aproveito para falar logo sobre a segunda pergunta que fiz com relação à anemia, pois os minerais se não estiverem equilibrados no organismo podem vir a causar o mesmo problema, como é o caso da deficiência de ferro, cálcio, magnésio e cromo.”

“Isto me leva à terceira pergunta, pois se sua alimentação não estiver balanceada com a reposição dos minerais, já sabe o que poderá ocorrer, e é neste ponto que aproveito para falar sobre a ingestão equilibrada de proteínas e ácidos graxos.”

Neste momento a mulher, que já estava se coçando de nervoso, achando que aquele papo estava muito chato e difícil de entender, não agüentou e perguntou o que afinal eram os ácidos graxos.

O doutorzinho, já havia previsto que ela perguntaria tudo, portanto, foi logo emendando: “os ácidos graxos são o que chamamos de gorduras boas, aquelas que no exame de sangue os médicos dizem que é o bom colesterol, este é encontrado com o nome de ômega 3, o próprio óleo de linhaça é uma gordura boa, por exemplo. Recomendo também os óleos vegetais  de abacate, de côco e de babaçu. Ah... já sei que você vai perguntar qual a função deles, então não percamos tempo: eles auxiliam no metabolismo como um todo, ajudam a reduzir inflamações, além de estarem ligados diretamente ao bom funcionamento hormonal e ainda mantêm as articulações saudáveis. Isto tudo sem falar que auxiliam a mente na transmissão dos impulsos nervosos e o coração por sua vez, agradece, já que ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos. Está bom pra você?”

“Como estamos falando de alimentação, quando perguntei sobre a questão do tempo que você leva fazendo suas refeições foi porque se acaso as fizer sob estresse, ou mesmo comer com pressa, o organismo não absorve os alimentos de forma adequada, resultando em deficiência de ácidos graxos que leva a isso tudo que eu falei e mais outras coisinhas desagradáveis que não é minha praia falar agora, mas acho que você já entendeu, não é mesmo?”

“É claro que ele não esperou que ela respondesse e foi logo dizendo que as outras perguntas tinham relação com a “depressão” de seu amigo Cabelo, pois ele odeia quando as mulheres se enchem de pílulas anticoncepcionais, pois causa desequilíbrio hormonal, o que ocorre também no caso da menopausa.”

“E se acaso a tudo isso você responder que está ok com todo esse papo, ainda resta o fator estresse. Não adianta estar fazendo uma ótima dieta, tomar remédios do bem, se alimentar bem, e tudo isso se estiver estressada, pois conheço o tipo de seu amigo Cabelo,pois ele pode ter nascido na Europa, Ásia ou África, são todos iguais, estressou, pronto, eles se rebelam mesmo e mostram sua insatisfação da forma que seu amigo está fazendo, afastando todos de casa, ou seja, sua cabeça, de forma a demonstrar que algo anda errado.”

“Está ok, doutor, entendi, porém eu quero mesmo é uma solução, pois afinal de contas, vim aqui para isso.”, disse a paciente que de paciente à essa altura não tinha nada, estava mesmo era perdendo a paciência com toda aquela conversa.”

“Ah..., disse o doutor, vocês querem receita pronta, mas como já sei disso, e sei também que você não está com os exames em dia, vou lhe dar umas dicas que servem para todos. Nesses anos todos que lido com meus pacientes, aprendi que as pessoas gostam de fingir que sabem de tudo um pouco, e é este o maior problema que encontramos, mas esse daqui é fácil, pode até contar para as amigas. Você vai ficar com essas informações e algumas dicas, mas quando você voltar na segunda consulta, lhe darei maiores explicações e dicas genéricas, combinado?”

- o que os profissionais de salão falam sobre não lavar o cabelo todos os dias é mito, não precisa deixar de lavá-los, já que conheço muito bem seu amigo Cabelo, ele adora o elemento água, só não se dá bem com o cloro e com a água salgada, já que o deixa estressado;

- veja como andam os níveis de hormônios, principalmente da tireóide e do pâncreas, pois se não estiverem equilibrados poderá causar problemas. Uma vez resolvidos, em três meses aproximadamente seu amigo Cabelo fará as pazes com os amigos e sua casa (cabeça) voltará a ser bem freqüentada;

- o uso de produtos naturais como xampus e condicionares à base de cupuaçu, açaí, abacate e murumuru trabalham diretamente no couro cabeludo, ajudando na manutenção da saúde capilar com seus ácidos graxos, trazendo hidratação e brilho ao seu amigo Cabelo, ele vai adorar;

- uma boa massagem no couro cabeludo com 10 ml de   óleo de semente de maracujá com 05 gotinhas de óleo essencial de cedro misturadas à mais cinco gotinhas de óleo essencial de lavanda, mantendo por de dez a quinze minutos, além de revitalizar seus cabelos, lhe ajudarão a se sentir harmonizada consigo mesma.

A cliente depois destas explicações e dicas sentiu-se mais tranqüila, pois voltou a acreditar que recuperaria seu amigo Cabelo e pode voltar para casa, mas não sem antes fazer o doutor prometer que continuaria dando dicas sobre a saúde capilar.

Assim, nossa estória termina com o profissional indicando uma marca de produtos para este fim e com um largo sorriso despediu-se dela com as seguintes palavras: “Eu prometo. Nos encontramos aqui dentro de quinze dias.”


Valéria Trigueiro

Um comentário:

  1. E é na Kesali que encontro esses óleos e xampus??
    Mande o link que o Doutor passou p/ela!
    Gracias!

    ResponderExcluir